Em vídeo gravado para a TV Damasio, Herval Sampaio fala sobre corrupção eleitoral e reforma política, expondo suas ideias acerca dos dois temas, que estão em grande destaque na conjuntura política atual.

O Magistrado ressalta que é preciso modificar as formas atuais de acesso ao poder, onde "o que se vê é uma compra de um mandato na acepção do termo com todas as espécies de abuso de poder ocorrendo de forma muito clarividente". Complementa, com conhecimento de causa, já que é Juiz de Direito e Juiz Eleitoral no Estado do Rio Grande do Norte, com mais de dezesseis anos de trabalho na linha de frente, que "as pessoas tentam atingir o poder por via, justamente, do abuso de poder".

Veja o vídeo completo:


https://vimeo.com/118478082

Herval Sampaio - Corrupção eleitoral e reforma do sistema político de canaldamasio em Vimeo.


No que concerne à reforma política, Herval Sampaio defende quatro mudanças principais:

a) fim do financiamento de campanhas eleitorais por pessoas jurídicas, defendendo, entretanto, a ampliação da fiscalização dos repasses de recursos privados às campanhas eleitorais por via transversa, o denominado caixa dois, além do controle efetivo dos recursos públicos que serão repassados;
b) fim da reeleição. As pessoas que estão no poder tendem a abusar de sua condição de titular do poder para permanecer por mais um mandato, inclusive devendo ser limitada a reeleição no Legislativo;
c) fim das coligações proporcionais;
d) fim do político profissional. Ninguém aguenta a ideia de político que vive da política. A política é a arte de servir a comunidade e é isso que a sociedade precisa.

Fazer uma reforma verdadeira do sistema político é essencial para acabar com a corrupção eleitoral e política, o que trará grandes benefícios aos brasileiros. Não haverá, no entendimento do Magistrado, qualquer avanço sem a participação efetiva do povo, que "tem que se insurgir" contra tudo isso que se vê no Brasil atualmente.